A comemoração dos 15 anos é um sonho e uma data especial de várias meninas, um dia de ansiedade, afinal é nessa data que se é realizado o tão sonhado momento “dia de princesa” em sua grande noite, como se fosse um “ritual de passagem” da adolescência a idade quase adulta (adolescência, jovem), que a levará ao caminho para ser uma jovem mulher.

O sonho também é com o encontro de amigos, com a valsa, com vestidos rodados, familiares e a socialização com todo o contexto de um sonho.

A origem deste fato é um pouco assustadora, segundo consta a história as civilizações Maia e Asteca no México, as meninas de 15 anos eram levadas a uma escola cristã chamada Telpochcalli, para aprender as verdadeiras tradições, histórias e cultura, ou seja, serem treinadas e preparadas para o casamento. Dessa forma ela voltaria ao núcleo de sua convivência “pronta para se casar e ter filhos”.

Os pais das meninas organizavam uma festa para apresentar a aniversariante a sociedade e de quebra encontrar um pretendente para um casamento arranjado. Claro que eram convidados para conquistar a jovem, sempre mostrando o seu poder econômico, ações, linguagens e família.

A gastança com os quitutes e com o baile demostrava o quanto a família podia pagar de dote. Sendo assim o pretendente também estaria a altura de “sua futura esposa”.

Hoje essa data ainda é comemorada, porém não com o mesmo intuito.

Felizmente a tradição das festas de 15 anos não carregam mais essa tradição tenebrosa. Porém é importante saber a origem de algo que estamos prestes a comemorar.

O principal objetivo é a diversão, com a tradição de vestidos rodados, música alta, valsa e guloseimas. Por isso a aniversariante tem que estar atenta a todos os detalhes da festa ,pois a atenção estará voltada a ela e são os detalhes que fazem a grande diferença.

Um desses detalhes é o vestido da aniversariante que deverá estar de acordo com a sua personalidade. Normalmente as cores mais escolhidas são: rosa, branco e lilás, mas isso varia de acordo com perfil e gosto, não é uma regra.

Abrir WhatsApp
Vamos te ajudar
Olá! Vamos conversar?